sábado, 3 de dezembro de 2016

Legalização do aborto levanta questão: quando realmente começa a vida?

As discussões políticas que tomaram e ainda tomam o Brasil nos últimos anos ganharam um adendo e tanto: o Supremo Tribunal Federal permitiu que até o terceiro mês de gravidez o aborto seja legal. A divisão divide a sociedade, com argumentos contrários e favoráveis.
E a grande questão a ser elucidada é: em que momento o feto se torna uma vida? Atualmente, a ciência não tem uma resposta precisa para essa pergunta, o que aflora ainda mais um debate que coloca de um lado questões ligadas à ciência e de outro um viés mais religioso.
No processo embrionários existem pelo menos 20 etapas que podem indicar quando o feto se torna um indivíduo, afirmam cientistas. E o primeiro desses seria a fecundação, quando espermatozóide e óvulo se combinam para gerar em seguida um novo código genético.
Para a Igreja, aí está formada a vida. Os católicos, contrários ao aborto, defendem que a concepção é o momento em que se forma um novo indivíduo, que se desenvolverá a partir de então até que um dia morra. Mas muitas pessoas enxergam a questão de forma diferente.
Esses defendem que a vida só começaria na terceira semana de gravidez, por exemplo. É neste momento que o embrião pode se dividir, originando um ou mais gêmeos. E há quem vá até além: correntes defendem que o feto só vira uma pessoa quando começa a produzir suas primeiras ondas cerebrais semelhantes à de um ser humano.
Mesmo nessas últimas correntes citadas, não há consenso. Para alguns, esse momento em que as ondas cerebrais são produzidas ocorre na 8ª semana; para outros, na 20ª. Há, por fim, os que apontam a transformação do feto em ser humano na 24ª semana de gestação, quando os pulmões já estão formados.
Diante de tantas opiniões e poucas respostas definitivas, o assunto toma, para alguns, outra esfera: a ética. Há correntes que defendem a formação do indivíduo desde o começo, mas os reticentes são muitos. Para eles, o essencial não é descobrir quando a vida começa, mas sim determinas se todos os estágios de nossa existência têm de ser tratados de forma igual.
Yahoo Notícias

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...